quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

História de Esperança: como um grupo de crianças mobilizou uma nação!



"Movimento de Crianças pela Paz na Colômbia: a luta pela paz exige coragem O conflito armado da Colômbia, que começou em 1964 e se arrasta até hoje, tem três lados: as forças revolucionárias formadas por guerrilheiros, as forças do exército colombiano e os paramilitares. Em 1996, os três lados recrutavam crianças e adolescentes para a luta armada. Apesar de a maioria ter entre 15 e 17 anos de idade, era frequente encontrar crianças de 12 , e até 8 anos, entre eles. 
De acordo com um relatório da UNICEF, uma a cada 6 vítimas de assassinato era criança, uma a cada 5 crianças-soldado já tinha matado alguém, 66% já tinham presenciado um assassinato, 33% já tinham assistido à tortura de alguém e mais de 80% já tinham se sentido à beira da morte. 
Nesta época estimava-se que 1,5 milhões de pessoas estavam deslocadas dentro do próprio país, fugindo de ameaças, tentando encontrar um lugar mais seguro. Membros de uma família se perdiam uns dos outros deixando muitas crianças desamparadas. O número de órfãos crescia a cada dia.
Foi nesse contexto que um grupo de 27 crianças e adolescentes se uniram e fundaram, com a ajuda de várias ONG’s, o Movimento de Crianças pela Paz. Dentre elas, cinco se destacaram como líderes: Farliz Calle, Juan Elias Uribe, Mayerly Sanchez, Dilia Lorenzo, Wilfrido Zambrano, cada um com a sua própria história de perda e sofrimento." Continue lendo... 

Fonte: Ultimato / Rede Mãos Dadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário